Saúde em Equilíbrio

Saúde em Equilíbrio

Plataforma de orientação nutricional e bem-estar.

Saúde em Equilíbrio

Saúde em Equilíbrio é uma plataforma on-line que foi desenvolvida para cuidar da saúde dos segurados Bradesco Saúde Concierge, de forma conveniente e interativa.
Ao se cadastrar no programa, o segurado terá disponível pelo site e por e-mail sugestões de refeições saudáveis com variedade e equilíbrio do cardápio, autoavaliação do estado nutricional, cálculo das necessidades nutricionais diárias, interação com nutricionistas para esclarecer dúvidas sobre alimentação saudável e muito mais.

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Dicas de Nutrição

Confira algumas orientações sobre alimentação equilibrada, como obter um peso corporal adequado, dieta e muito mais.


 


 

10 passos para uma alimentação saudável

Conheça as 10 recomendações do Ministério da Saúde para usar a alimentação como amiga da sua saúde:

01. Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

02. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

03. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

04. Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

05. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.

06. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

07. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

08. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

09. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Fonte:
Guia de Alimentação Saudável - Ministério da Saúde.


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Dieta equilibrada

Uma alimentação equilibrada proporciona saúde e bem estar físico e mental, sendo assim o primeiro passo para uma vida mais saudável.

Sua importância é indiscutível, mas o segredo para alcançá-la, assim como para conseguir seu peso ideal, não está nas dietas milagrosas, mas sim na reeducação alimentar.

O que nem sempre é percebido, é que dependendo da rotina e das necessidades de cada um, as dietas devem ser diferentes.

As regras que valem para todos são:

  • Magreza nem sempre significa saúde.
  • Pouca quantidade nem sempre equivale à qualidade.
  • Acertar a proporção de nutrientes é fundamental.

Fique sempre atento a sua alimentação. Observe se ela está colorida, diversificada e prazerosa.

E lembre-se "Somos o que Comemos". (autor desconhecido)

Dicas para comer de forma saudável e viver melhor

  • Faça um cardápio variado e equilibrado. Não deixe sua alimentação ficar monótona.
  • Não adote dietas radicais, pois elas costumam ser insustentáveis em longo prazo, fazendo você voltar para antigos e maus hábitos alimentares.
  • Fracione suas refeições, para não ingerir grande quantidade de alimentos de uma única vez. Faça de 5 a 6 refeições ao dia.
  • Tenha sempre o hábito de tomar um café da manhã. Ele é uma das principais refeições do dia.
  • Prefira frutas e hortaliças frescas, estas são nossas fontes de vitaminas e minerais.
  • Evite alimentos gordurosos e frituras. Utilize com maior frequência as carnes brancas.
  • Consuma, diariamente, alimentos ricos em fibras (integrais). Eles regulam o trânsito intestinal e proporcionam sensação de saciedade.
  • Crie o hábito diário de beber água, de preferência nos intervalos das refeições.
  • Mastigue bem os alimentos. Faça suas refeições com calma e em ambientes tranquilos.
  • Evite ter na despensa alimentos calóricos e pobres em nutrientes saudáveis. Assim você se protege do risco de um ataque surpresa na hora da fome.
  • Nunca tome suplementos alimentares sem a indicação de um especialista.

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Dieta desintoxicante

Se você está se sentindo desanimado, inchado e ganhando peso, uma boa opção é fazer uma dieta desintoxicante para equilibrar seu organismo.

No nosso dia a dia, devido à vida corrida, muitas vezes não conseguimos fazer uma alimentação saudável e equilibrada. Desta forma o consumo elevado de gorduras e frituras, açúcares e cafeína, causam prejuízos ao funcionamento do organismo.

Ao promover a desintoxicação e desinflamação do organismo, você se sentirá mais leve, com mais disposição, com melhora na digestão dos alimentos e no funcionamento intestinal. O processo ainda auxilia na melhora da pele, unhas e cabelos.

Para fazer uma dieta desintoxicante é necessário:

  • Retirar da alimentação açúcares, doces, refrigerantes e produtos açucarados;
  • Não utilizar alimentos ricos em corantes, conservantes e adoçantes artificiais;
  • Abolir alimentos gordurosos e frituras;
  • Não usar cafeína em excesso (café, chá preto, chá mate, refrigerantes a base de cola);
  • Preferir sempre os alimentos e preparações naturais;
  • Ingerir legumes, verduras e frutas frescas, peixes e proteínas de soja;
  • Utilizar leite sem lactose ou leite de soja sem gordura;
  • Preferir pães e biscoitos sem glúten;
  • Preferir alimentos integrais e frutas oleaginosas (como nozes, amêndoas, castanhas);
  • Beber muita água durante o dia (1,5 a 2 litros por dia);
  • A água de coco e os chás de ervas são excelentes alimentos e podem ser usados diariamente;
  • Acertar a proporção de nutrientes é fundamental: pouca quantidade nem sempre equivale à qualidade;

Consumir sucos a base de alimentos desintoxicantes (como folhas escuras, limão, abacaxi e gengibre). O melhor horário é sempre pela manhã em jejum.

Receitas de sucos desintoxicantes:

  • Opção 1: Suco de limão batido com maçã, cenoura, agrião, aipo e semente de linhaça;
  • Opção 2: Água de coco batida com ameixa seca, beterraba, rúcula, pepino, hortelã e chia;
  • Opção 3: Suco de abacaxi com pêra, batata doce, couve, capim cidreira e farinha de maracujá;
  • Opção 4: Suco de laranja lima batido com melão, abóbora, espinafre, inhame, gengibre e amêndoas;
  • Opção 5: Suco de melancia com bertalha, damasco seco, agrião, salsinha, cenoura e óleo de coco.

Atenção:

A dieta desintoxicante deve ser realizada durante 10 a 15 dias. Depois deste período retorne a sua dieta normal, que deve ser saudável e equilibrada.


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Perda de peso

Hoje em dia o número de pessoas que estão acima do peso vem crescendo muito. Isso acontece devido ao grande consumo de alimentos calóricos.

Este excesso de peso pode causar prejuízos ao corpo, como:

  • Aumento das taxas de gorduras e açúcares no sangue;
  • Maior risco para aumento da pressão arterial e Diabetes (aumento de açúcar no sangue);
  • Problemas de dores em coluna, tornozelos e joelhos.

Atenção as dietas que fazem "milagres", elas podem não ser indicadas para você.

MANTER SEU PESO ADEQUADO É IMPORTANTE PARA SUA SAÚDE.

Para perder peso siga algumas dicas:

  • Faça pequenas refeições várias vezes ao dia (5 a 6 refeições no total);
  • Mastigue bem os alimentos. Faça suas refeições com calma e em um lugar tranquilo;
  • Tenha uma alimentação variada e colorida. Utilize sempre frutas, legumes e verduras frescas;
  • Reduza um pouco a quantidade de alimentos que você consome atualmente;
  • Não troque seu almoço e jantar por pizzas, salgados e sanduíches;
  • Como sobremesa use sempre frutas;
  • Use leite semi-desnatado ou desnatado;
  • Reduza a quantidade de manteiga, margarina, creme de leite e maionese;
  • Use pouco açúcar. Evite doces, balas e chicletes.
  • Prefira pão integral, biscoito integral, arroz e macarrão integral, ao invés das opções tradicionais;
  • Não consuma biscoitos recheados, salgadinhos industrializados ou batata frita;
  • Use alimentos ensopados, grelhados, assados e cozidos;
  • Use pouco óleo ou azeite e não use frituras;
  • Não use temperos ou caldos prontos e industrializados;
  • Use diariamente carne, frango, peixe ou ovos. Evite miúdos e vísceras dos animais;
  • Não beber líquidos junto ao almoço e jantar, pois eles atrapalham a digestão dos alimentos;
  • Evite refrigerantes e guaraná natural;
  • Beba sempre água entre as refeições;
  • Uma boa opção para o jantar é a sopa de legumes com verduras.

Atenção:

Para perder peso você precisa mudar seus hábitos de vida. Tenha uma alimentação saudável e faça exercícios para ajudar a queimar as calorias.

Caso você tenha vontade, podemos fazer uma dieta mais completa para você perder peso de maneira saudável.


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Manutenção de peso saudável

Para ter uma vida saudável é preciso manter seu peso adequado e ter uma alimentação correta.

Uma boa alimentação precisa ser colorida, rica em frutas, legumes e verduras.

Fique atento aos alimentos que você tem consumido, onde são comprados e como são preparados.

Dicas para comer de forma saudável e viver melhor

  • Tenha um cardápio variado. Não deixe sua alimentação ficar muito repetida;
  • Faça entre 5 a 6 pequenas refeições durante o dia;
  • Realize suas refeições em um lugar tranquilo e mastigue os alimentos várias vezes;
  • Cultive o hábito de tomar café da manhã;
  • Utilize leite e derivados pelo menos 2 vezes ao dia;
  • Podem ser usados pães, biscoitos, torradas e bolos, sem abusos;
  • Não consuma biscoitos recheados, salgadinhos industrializados ou batata frita;
  • Ingira frutas e prefira sucos naturais a refrigerantes;
  • Não abuse em açúcares e doces;
  • No almoço e jantar deve ter sempre legumes e verduras. Compre os da época, pois são mais frescos e tem o melhor preço;
  • Use diariamente carne, frango, peixe ou ovos. Evite miúdos e vísceras dos animais;
  • Evite alimentos gordurosos e frituras. Use alimentos ensopados, grelhados, assados e cozidos;
  • Não use temperos ou caldos prontos e industrializados;
  • Evite ingerir líquidos junto ao almoço e jantar, pois eles atrapalham a digestão dos alimentos;
  • Beba sempre água entre as refeições;
  • Evite beliscar, principalmente lanches não saudáveis, entre as refeições.

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Ganho de peso

Ter um peso adequado para a altura e idade é um dos elementos que promove uma boa saúde. Estar abaixo do peso eleva o risco de ter carência de proteínas, vitaminas e minerais, atrapalhando o desenvolvimento e crescimento do indivíduo.

É preciso escolher uma alimentação saudável, variada e colorida para que se consiga todos os nutrientes necessários para o corpo humano funcionar bem no trabalho, estudos e atividades físicas.

Para definir qual é o peso ideal, de acordo com sua altura, massa muscular e estrutura óssea, consulte um profissional da nutrição.

Para ganhar peso siga algumas dicas:

  • Faça entre 6 a 7 refeições ao dia;
  • Faça suas refeições com calma, mastigando várias vezes, e em um lugar tranquilo;
  • Mantenha o hábito de tomar um café da manhã: uma das refeições mais importantes;
  • Leite e derivados (como iogurtes, coalhada, queijos e requeijão) podem ser usados de a 3 vezes ao dia;
  • Consuma frutas, sucos naturais, pães, biscoitos, torradas e bolos;
  • Evite biscoitos recheados, salgadinhos industrializados e frituras;
  • Tenha uma alimentação variada e colorida. Utilize sempre legumes e verduras frescas;
  • Não troque seu almoço e jantar por lanches;
  • Acrescente ao seu almoço, sempre que conseguir, clara de ovo cozida para enriquecer seu prato;
  • Carne, frango, peixe ou ovos podem ser consumidos diariamente;
  • Use azeite (em pequena quantidade) para temperar a comida, evite frituras;
  • Use alimentos ensopados, grelhados, assados e cozidos;
  • Não use temperos/caldos em po prontos e industrializados;
  • Não beber líquidos junto ao almoço e jantar, pois eles atrapalham a digestão dos alimentos;
  • Beba água entre as refeições.

Atenção:

Você pode contar com a plataforma Saúde em Equilíbrio para obter uma dieta personalizada para ganhar peso de maneira saudável.


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Perguntas frequentes

01. Esta dieta está ajustada as minhas necessidades?

A dieta proposta pelo programa Saúde em Equilíbrio será baseada nas informações passadas por você. Por isso, é necessário que você preencha o questionário com informações corretas e precisas.

02. A dieta oferecerá todos os nutrientes que preciso?

Sim, além dos carboidratos, proteínas e lipídeos, a dieta será rica em frutas, legumes e verduras, isso fornece ao organismo vitaminas, minerais e fibras. Leia também as informações sobre os alimentos funcionais e os acrescente a sua dieta. Eles possuem compostos bioativos que fortalecem o corpo.

03. Quantos quilos eu posso perder por mês com uma dieta?

Realizando corretamente a dieta proposta e praticando exercício físico, a perda de peso pode variar de 3 a 5 kg por mês. Isso porque a proposta é a perda de gordura corporal, preservando sua massa magra.

04. Posso fazer uma dieta bem restrita para perder peso mais rápido?

Não é aconselhado. Uma dieta restrita é carente em nutrientes e não vai proporcionar uma perda de peso saudável. Além disso, uma perda de grande quantidade de peso em curto período de tempo é perda de massa magra (músculos) e não de gordura.

05. É aconselhável usar algum remédio para ajudar a perder peso mais rápido?

Não é aconselhado. Para se ter uma perda de peso saudável e duradoura é necessária uma reeducação alimentar. Melhorar sua alimentação e ter hábitos de vida saudáveis é a chave para alcançar seus objetivos em relação ao peso ideal.


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